25 de abr de 2009

EUA dizem que nova gripe se espalhou e não pode ser contida

Um novo vírus da gripe suína se espalhou extensamente e não pode ser contido, confirmou o Centro para Controle e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) neste sábado (25).
"Está claro que isto está muito espalhado. E é por isso que temos que informá-los que não podemos conter o avanço do vírus", disse a repórteres a dra. Anne Schuchat, do CDC, durante teleconferência.
Suspeita-se que o surto da gripe suína tenha matado até 68 pessoas no México e infectado mais de 1.000, incluindo oito nos EUA.
Uma reunião de emergência entre especialistas em gripe que discutiu os surtos da gripe suína no México e nos Estados Unidos terminou neste sábado sem nenhuma decisão, disse a Organização Mundial da Saúde (OMC).
A porta-voz da OMC, Sari Setiogi, disse que o grupo de 15 especialistas incluindo a diretora-geral da OMC, Margaret Chan, ouviu às últimas informações de autoridades de saúde do México e dos EUA. A agência, ligada à Organização das Nações Unidas, continuará a monitorar a situação no domingo mas nenhuma reunião está planejada.
"Eles não tomaram nenhuma decisão hoje", disse Setiogi à Reuters. "Um comunicado estará disponível mais tarde".

Só faltava essa mesmo.

Nenhum comentário: