22 de abr. de 2008

Muito cuidado

Blue Bus - 22/04/08 - Caso Escola Base - 'Uma escola de horrores'
Quem se lembra dessa Revista Veja?

'Uma escola de horrores'. Foi como a revista Veja definiu a Escola Base, de Sao Paulo, em sua manchete do dia 06 de abril de 1994. Dentro da tao ilibada e respeitada publicaçao semanal, vinham os mais sórdidos detalhes sobre o famoso caso da Escola de Educaçao Infantil Base, um episódio triste que marcou o jornalismo sensacionalista e decadente do nosso país. E chocou o país.

Na ocasiao, grande parte da imprensa publicou, de forma irresponsável, uma série reportagens sobre 6 pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças. A revista Veja foi uma delas. As crianças eram alunas da Escola Base, localizada em um tranquilo bairro de Sao Paulo. Os acusados eram - Ichshiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, donos da escola; dois funcionários e um casal de pais.

As denúncias apresentadas por alguns pais diziam que o perueiro da escola era quem levava as crianças - no período de aula - para a casa deste casal. Lá os abusos eram cometidos e, ainda por cima, filmados. O delegado que trabalhava no caso na época, sem verificar a veracidade das denúncias, e com base em laudos preliminares, divulgou as informaçoes à imprensa. Pronto. Estava feita a farra jornalística. O melhor enredo para aquele ano de 94, até entao sem o Real, sem a morte de Ayrton Senna e sem o tetra no futebol.

Com a noticia espalhada de forma sensacionalista e exaustiva, a populaçao também deu seu veredicto. Consequentemente, revoltou-se com o caso. Assim, uma turba inconsequente se achou no direito fazer justiça com as próprias maos, depredando e saqueando a escola. Os donos da Base foram presos. Seus rostos estamparam as principais ediçoes dos jornais e revistas do país. Sempre retratados como monstros. Mas nao eram. Só que ai já estava arruinada a vida de 6 inocentes cidadaos trabalhadores, julgados e condenados pela imprensa e tambem pela opiniao publica.

A Justiça, que fez seu julgamento tardio, arquivou o inquérito por falta de provas. Nao havia qualquer indício de que a denúncia tivesse fundamento. Muito pelo contrario. Mas os inocentes pagavam suas penas, mesmo em liberdade. Afinal, nao há castigo maior do que ter sua índole julgada e execrada publicamente em todo o país.

Shimada teve 3 enfartes desde o ocorrido, fuma muito e diz que tem medo de andar nas ruas. Até mesmo para cumprir o simples trajeto diário que faz de casa para o trabalho. Em uma copiadora no centro de Sao Paulo. Sua mulher faz tratamento psicológico desde que esse triste episódio teve inicio. Os outros acusados sumiram. Foram todos morar no interior de Sao Paulo.

Os repórteres que cobriram o caso continuam exercendo suas atividades profissionais normalmente. Como se nada tivesse acontecido. Sem peso algum na consciência. Estampando as manchetes que acham mais convenientes. A revista Veja mostra na capa dessa semana que nada mudou. E se estao certos ou nao, acho que nao cabe a mim julgar. Pois sou daqueles que ainda acredita que julgamentos devem ser feitos apenas pela Justiça. Todas do Luiz Marcelo no Blue Bus, escolha uma entre as opçoes na lista aqui.

Que isso sirva de lição, temos um caso atualmente no Brasil onde duas pessoas já foram condenadas e culpadas, mesmo que lá na frente a história mude.

Nenhum comentário: