6 de mar de 2008

INFO Online - Criador da Wikipédia: separação e denúncias

 

SÃO PAULO - Após romper com namorada, Jimmy Walles têm dados expostos e é acusado de corrupção.

O americano de 44 anos encerrou seu namoro com a jornalista canadense Rachel Mardsen, 33, alterando seu verbete na Wikipédia. Walles teria incluído uma linha ao seu perfil, dizendo que não estava mais envolvido com Mardsen.

Irritada, a ex-namorada se vingou do "fora" colocando peças de roupa de Walles para a venda no eBay, fazendo a festa dos sites de fofocas do Vale do Silício.

Dias após a lavagem de roupa suja online, apareceram reproduções de conversas pessoais de Walles com sua ex-namorada em blogs. O conteúdo revelava detalhes sobre a vida sexual do casal e, mais tarde, ainda nesta semana, novos trechos de e-mail e de logs de mensagens instantâneas insinuavam que Walles mantinha relacionamentos paralelos enquanto saía com Rachel Mardsen.

As revelações, porém, não expuseram apenas a vida pessoal do criador da Wikipédia. O vazamento das mensagens pessoais de Walles, trazido à tona por um ex-funcionário, mostraram também que ele teria usado 30 mil dólares de recursos da Wikipédia para cobrir gastos em viagens, entre eles um jantar de 1.300 dólares na Flórida. Outro pecado de Walles teria sido censurar alterações de um verbete da Wikipédia a pedido de uma amiga.

Em resposta às acusações, a Fundação Wikipédia publicou uma resposta oficial defendendo Walles. "As despesas pagas pela Fundação são modestas. Jimmy consistentemente coloca a insituição à frente dos seus próprios interesses. E geralmente usa seu dinheiro para pagar por viagens feitas em nome do site, e não o contrário".

Nenhum comentário: