20 de fev. de 2008

Juca Kfouri vence Capez no Tribunal de Justiça

Direto do Terra Magazine - Claudio Leal

O deputado Fernando Capez (PSDB-SP) voltará a freqüentar as crônicas do jornalista e blogueiro Juca Kfouri. Por três votos a zero, o Tribunal de Justiça de São Paulo cassou ontem a liminar da juíza Tonia Yuka Kôroko que proibia Kfouri de "ofender" Capez. Cada opinião desairosa seria punida com uma multa de R$ 50 mil.
Em entrevista a Terra Magazine, o jornalista comemora a decisão e faz um paralelo com as pressões da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) sobre os jornais Folha de S. Paulo, Extra e A Tarde. Por meio de seus fiéis, a Universal abriu processos em pequenas cidades do País contra jornalistas que noticiaram suas ações negativas.
- Eu acho que não é uma coisa pessoal, principalmente num momento de investida obscurantista da Iurd contra os jornais. É muito auspicioso a Justiça não compactuar com uma juiza que te prejulga, que beira o ridículo ao me proibir previamente de "ofender" alguém.
Ex-promotor de Justiça, Capez se irritou com análises publicadas no Blog do Juca. Numa das notas, Kfouri comentou uma notícia sobre as movimentações do deputado tucano para ser secretário de Segurança Pública de São Paulo. "As credenciais de Capez na área não autorizam tamanha ambição, diante do seu malogro no combate à violência de torcidas quando exercia a função de promotor de Justiça", criticou.
- Você simplesmente determinar de antemão que, a cada opinião considerada como ofensa, terá de pagar uma multa de R$50 mil, contraria a liberdade de expressão. Honestamente, é uma vitória, e uma vitória da liberdade de imprensa no Brasil - avalia o jornalista.
Em dezembro de 2007, Juca Kfouri entrou com um mandado de segurança contra a decisão da juíza Kôroko. Em sua defesa, argumentou que se tratava de uma "censura prévia". Agora, com a vitória no Tribunal de Justiça, volta a afiar sua pena.

Esse Capez ficou famoso ao combater as torcidas organizadas.

Sempre que havia alguma briga ele aparecia na TV e falava que ia fazer isso, fazer aquilo. O que fez foi ficar conhecido na mídia e conseguie se eleger deputado.

Nenhum comentário: