30 de mar. de 2005

Antropologia 23/03/2005

* Primitive Culture - Edward B. Tylor (1832-1917)
- cultura - um todo complexo - conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes, habitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Em 1871 surge a primeira idéia conceitual de Cultura.
* Sistema de Significados - SIGNOS.
- significados compartilhados. Comunidade de sentidos.
- Antropologia Interpretativa - Clifford Greertz, 1973.
* Significante - realidade exterior. Objeto, som, sentimento, gestos, posturas, fenômenos.
* Significado - exemplo da hélice do helicoptero e ventilador. Vê a hélice, mas ela é do que ? Cada um tem a sua "hélice" em mente.
* Signo - são socialmente construídos.
* Quando damos significados à alguma coisa, fazemos isso em contrapartida a outra coisa. Em outras palavras o P existe porquê existe o B e o T.
* Antropologia dialoga, vive na tensão causando uma distância cultural.
- leva a sério o Outro.
Aqui temos a Alteridade que nada mais é que: o Outro é diferente de mim. Outro em letras maiúsculas para simbolizar um indivíduo.
As coisas são diferetnes, não piores ou melhores.
Exemplos mais claros do que está acima são o que chamamos de Bárbaros.
Gregos X Bárbaros - os outros, os de fora, quase um Não-Humano.
Romanos X Barbaros - aquele que não é cristão por exemplo.
Não se aceita a diferença do outro. Aí surge a ideá de Conversão que não funciona e temos mais um termo muito utilizado, surgem o Selvagem.
* SOMOS TODOS HUMANOS.
- uns estão mais próximos da natureza pois tem menos razão.
- a natureza humana é uma só.
- a ciência entra em discussão.
* surge na antropologia o Método Classificatório. Lembrar do herbário, que todos fizeram na escola, se coletavam várias plantas e classificava cada uma delas.
Esse método abre um olhar sobre o mundo, abre espeço, se estuda tudo. Começa a classificação dos seres. Temos Raça, Espécie, Tipo.
A grande questão agora é: De onde eu venho?
Se estuda o outro para entender como éramos no passado. (ver livro - Aprender Antropologia - François Laplantine).
* No século XIX surge a Antropologia Científica.
Como Darwin buscava as origens. Começa a noção de Raça para explicar as diferenças. "É diferente por causa das diferentes raças."
A raça é baseada na aparência física. Veja onde tudo isso vai chegar, estamos aqui a um passo do Pré-conceito. Essa idéia será a base para o surgimento do Nazismo, Fascismo e outros males do mundo.
* o europeu acredita que é o centro de tudo, isso se espalha pelo mundo (colônias), no Brasil começam a chegar imigrantes para fazer a "mistura" das raças e deixar todos brancos.
* Teoria Evolucionista - o primitivo ----------------------- o civilizado.
- primitivo é o meu passado.
- a antropologia começa a existir como é hoje. Esse estudo vai buscar embasamentos nos Costumes, mas é uma antropolgia de gabinete, quem ia aos povos eram os missionários, os viajantes, Traziam o estudo ao entropólogo que fazia suas conclusões.
Isso está comprometido com o colonialismo europeu. "Vamos dominar, saber como vivem, como são."
* em 1922 com Bronislaw Malinowski surge o conceito de Observação Participante, agora, para estudar, para conhecer, tem que viver com ELES. (ver livro Agronautas do Pacífico Ocidental)
* Tríplice
- Corpo - vida, economia.
- Sangue - relações
- Espírito - crença.
* Teoria do Funcionalismo - a sociedade é um todo orgânico. Tenat entender o outro no próprio meio dele.

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